ESTRUTURA DIFERENCIADA
Estude em ambientes modernos
FORMAÇÃO DIVERSIFICADA
Conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas
CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Diferenciados métodos e recursos nos procedimentos de análise, avaliação e prevenção

PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE PSICOLOGIA

A proposta pedagógica do curso pretende que como profissional, o egresso do Curso de Psicologia da FISMA seja capaz de atuar em diferentes contextos, com base no domínio dos fenômenos e processos psicológicos, nos preceitos epistemológicos, éticos, técnicos, científicos e com responsabilidade social.

Além disso, procura-se formar profissionais habilitados a trabalhar em equipe e em espaços multi, inter e transdisciplinares, com práticas alinhadas às necessidades sociais e aos direitos humanos, buscando uma formação continuada, de modo a atender às demandas de um mundo em constante transformação.

Cabe ainda ressaltar a importância de uma formação que proporcione ao egresso compreender a realidade do contexto social, econômico e político de maneira crítica, criativa e diversificada pautada por princípios éticos, que contribua para o desenvolvimento da autonomia e da cidadania.

O Bacharel em Psicologia formado pela FISMA deve desenvolver competências ao longo do curso para ser capaz de atuar no ambiente profissional. Este perfil de acadêmico formado (egresso) deve incluir competências de:

O perfil do Psicólogo formado na FISMA leva em conta as exigências do mercado para o profissional atuar de forma eficiente e eficaz.

CONFIRA A OPINIÃO DE QUEM JÁ ESTUDOU NA FISMA

  • Em 2012 eu iniciava minha caminhada com a FISMA, em meio a tantos anseios eu me deparava com algo novo que sempre foi um incentivo para mim, a psicologia. A FISMA sempre foi um ambiente muito incentivador no que tange às questões de desenvolvimento profissional de seus discentes, e acredito ter aproveitado bastante esse ambiente. Após a formatura, como em toda e qualquer mudança, o medo se fez presente, mas em contrapartida sabia que já estava preparado para encarar de forma positiva os desafios no mercado de trabalho. O ramo de atuação do psicólogo é bastante amplo, basta o profissional saber os caminhos que pode percorrer e acima de tudo conhecer suas reais habilidade e colocá-las em prática. A dica que fica é aproveitar cada minuto e buscar aprender todos os dias. A carreira profissional já se inicia no período da graduação, considerando que é nesse momento que começamos a traçar nossa carreira e os rumos que buscamos para o futuro. Que o ambiente acadêmico seja um local de desenvolvimento e aprendizagem para o mercado competitivo que nos espera. Estejam certos de que aqui, na FISMA conseguimos perpassar por boa parte das áreas em que a psicologia propicia. Venham fazer parte da família FISMA!

    Jairo Manzoni Rodrigues
    Jairo Manzoni Rodrigues CRP: 07/28082
  • Minha graduação em Psicologia teve início em agosto de 2012. A decisão de cursar Psicologia vem desde a infância, porém, por vários motivos esse sonho vinha sendo adiado. No entanto, ao prestar vestibular na FISMA, no ano de 2012, o objetivo era começar um novo ciclo, uma nova história, sobretudo, buscar na Psicologia o caminha para uma vida melhor. Foram cinco (5) anos de uma difícil caminhada, mas graças ao apoio da família e também da instituição, finalmente este sonho se realizou. Conclui minha graduação em 2017, e atualmente exerço minha profissão como Psicóloga prestando serviços na (ONG) "Nossa Vida Sua Vida" onde iniciei como voluntária no último ano de faculdade, fundada e coordenada pela psicopedagoga Vera Pinto, localizada na Vila Schirmer, no município de Santa Maria - RS. Atualmente, atuo em atendimentos clínicos na Clínica Experimenta, Consultório de Psicologia. Neste relato deixo registrado minha eterna gratidão a essa instituição nota 5, que me orientou nesta caminhada, a todos os professores que contribuíram na busca de conhecimento, também aos meus familiares e aos amigos que fiz nessa jornada.

    Maria Cristina Nune Borda
    Maria Cristina Nune Borda CRP- 07/28385
  • Minha trajetória pós formado iniciou em janeiro de 2017, durante a graduação o meu foco sempre foi a psicologia organizacional, isso é muito particular e pessoal. De fato, a área da psicologia mais enfatizada, na maioria dos casos, é a clínica e a pesquisa. Um psicólogo com qualificação no meio organizacional "se dá muito bem", pois há poucos profissionais na área e com o perfil desejado pelas corporações. Atualmente estou na empresa Sulclean, responsável pelo setor de Gestão de Pessoas, que engloba todos os processos de recrutamentos e seleção, avaliação psicológica, avaliação psicossocial e treinamentos específicos O estágio ocorrido durante período da graduação foi decisivo, pois foi uma porta que me abriu possibilidades para hoje eu estar empregado.

    Rafael Costa de Oliveira
    Rafael Costa de Oliveira CRP: 07/28132