ESTRUTURA DIFERENCIADA
Estude em ambientes modernos
FORMAÇÃO DIVERSIFICADA
Conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas
CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Diferenciados métodos e recursos nos procedimentos de análise, avaliação e prevenção

BIBLIOTECAS

Biblioteca física e virtual: Na biblioteca da FISMA, é possível realizar a consulta ao acervo e realizar a pesquisa dos títulos.

As bibliotecas da FISMA oferecem mais de 8 mil exemplares físicos entre Biblioteca Central e Biblioteca Setorial da Unidade I. Os títulos estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica, e podem ser pesquisados através do Portal do Aluno.

A Instituição também oferece uma Biblioteca Online, que conta com mais de 11 mil títulos de diversas áreas da plataforma Minha Biblioteca. Na biblioteca online, alunos e professores têm acesso ilimitado aos livros digitais e recursos de leitura e estudo da plataforma.

SALAS

Sala de Metodologias Ativas: A sala de metodologias ativas é uma inovação que permite aos acadêmicos a participação ativa e eficaz no processo de aprendizagem. Neste ambiente, o professor atua como orientador e promove a interação do acadêmico com o assunto para estimular os discentes a construir o próprio conhecimento e não o receber de maneira passiva. As aulas são realizadas para aprofundar temas, criar oportunidades enriquecedoras de ensino e maximizar interações, tudo para garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado. A sala contempla modelos anatômicos, lousa digital com softwares interativos de anatomia e fisiologia, flipcharts, com a configuração do modelo “Sala de Aula Invertida”.

Mini cidade – Psicologia infantil: A Mini Cidade traz um diferencial em estrutura, conhecida também por Little City, configura-se como um espaço que comporta uma minicidade onde são trabalhados aspectos de sociocomunicação e comportamentos em diferentes ambientes do dia a dia, com base em uma abordagem transdisciplinar e da utilização de tecnologias em materiais de apoio às intervenções.

Clínica-Escola: Desde a sua concepção, consiste em um espaço para a realização dos estágios supervisionados de acadêmicos do curso de Psicologia, atendendo às demandas da saúde mental da população. Em uma estrutura física ampla e moderna, os acadêmicos realizam atendimento psicológico de crianças, adultos, casais e famílias sob a orientação de um professor (psicólogo) vinculado ao curso. A CEM abriga, ainda, projetos de extensão, iniciação científica, grupos de estudos, cursos de capacitação entre outras atividades de caráter pedagógico e de formação complementar aos estagiários e supervisores. Este espaço é de extrema importância para o desenvolvimento de competências e habilidades preconizadas no projeto Pedagógico do Curso, haja vista a multiplicidade de demandas atendidas.

LABORATÓRIOS

Laboratório de Avaliação Psicológica: Busca atender aos objetivos da formação específica do curso, utilizado como espaço de prática para as disciplinas de Avaliação Psicológica I e II, estágio básico III, estágios nas ênfases, e, em projetos de extensão através de serviços. Serve ao atendimento de demandas por avaliação psicológica oriundas da Clínica-escola, dos campos de estágios conveniados com a FISMA, e dos projetos da própria instituição.

Laboratório de observação – Sala de espelhos: Atende aos objetivos da formação básica e específica do curso. Constitui-se em uma estrutura peculiar que permite acesso a áudio, atendimentos, supervisões, simulações e vídeos das atividades realizadas, através de monitor de TV e da “parede de espelho”, agregando as condições necessárias de observação e monitoramento de práticas, estágios e demais atividades realizadas pelos alunos.

A sala é utilizada por professores como suporte didático em suas disciplinas, em projetos de extensão e estágios. Permite avaliar e monitorar ações realizadas pelos alunos no laboratório, com base no plano de ação feito pelo professor, ou a partir dos critérios técnicos exigido pela atividade ou atendimento. Este espaço visa ampliar os mecanismos de avaliação dos professores/supervisores, além de desenvolver a autonomia do aluno na condução de suas atividades.

Laboratórios de Informática: Atende aos objetivos da formação básica e específica, sendo utilizado como suporte técnico para as disciplinas. Além disso, trata-se de um espaço para cursos de capacitação discente e docente, cursos de nivelamento, além de um importante local de pesquisa e suporte para as atividades acadêmicas. Na sede da instituição são disponibilizados 2 laboratórios de informática, sendo que os laboratórios atendem aos objetivos da formação básica e específica, utilizados como suporte técnico para as disciplinas. Além disso, trata-se de um espaço para cursos de capacitação discente e docente, cursos de nivelamento, além de um importante local de pesquisa e suporte para as atividades acadêmicas dos alunos.