ESTÁGIOS
É no campo de práticas que o aluno consegue desenvolver, com maior efetividade, o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais, sobretudo, no que diz respeito ao cuidado com o ser humano, zelando pela sua saúde psíquica, física e social. Por ser interface entre a academia e o ambiente profissional, o estágio oferece a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele é possível fortalecer a construção do perfil profissional do psicólogo preparado tecnicamente, com visão de responsabilidade social, comprometido com a individualidade dos sujeitos.
ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS
O estágio não obrigatório é uma oportunidade para o desenvolvimento complementar das competências e habilidades inerentes ao perfil do egresso, a partir de experiências vivenciadas no mundo profissional, como preparação para o enfrentamento dos desafios de sua futura profissão.
Segundo a Lei do Estágio, ele é entendido, como ato educativo supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho, com vistas a preparar o educando para o trabalho produtivo, desde que este esteja regularmente frequentando o ensino superior, a educação profissional de ensino médio, a educação especial e os anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Na FISMA, os alunos contam com orientações mensais de professores supervisores vinculados à faculdade.
ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS
Os estágios do curso de graduação em Psicologia estão previstos no Projeto Psicopedagógico do Curso e seguem as diretrizes curriculares nacionais. Eles buscam desenvolver a aprendizagem profissional e sociocultural do aluno, desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades inerentes à prática profissional nos diferentes contextos de atuação, considerando aspectos gerenciais, de observação, análise, avaliação, intervenção e educação, pautadas pelo comprometimento científico e pelo ímpeto de promover a saúde e a qualidade de vida na sociedade. Além disso, buscam proporcionar experiências práticas aos alunos a partir das demandas no contexto de intervenção.
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS BÁSICOS
Os Estágios Supervisionados Básicos são três e constituem-se em um conjunto de atividades de formação, organizadas e supervisionadas por membros do corpo docente da instituição. Eles incluem o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum do Curso. O Estágio Básico I destina-se apenas a observações com possibilidade de participação dos processos psicológicos existentes no campo. Já os Estágios Básicos II e III são direcionados a realização de atividades específicas: o Básico II visa trabalhar com grupos terapêuticos e o Básico III com avaliação psicológica e elaboração de laudos.
ESTÁGIO BÁSICO I
4º SEMESTRE
Este estágio oportuniza:
- Identificar, através da técnica de observação sistemática, as relações existentes entre o comportamento dos indivíduos e as circunstâncias ambientais;
- Conhecer os fenômenos psicológicos que influenciam as relações humanas em diferentes instituições;
- Observar os dispositivos e as possibilidades de intervenções em psicologia a partir da prática realizada em contextos diversos;
- Refletir sobre a prática do psicólogo na promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades observando as necessidades sociais e os direitos humanos.
ESTÁGIO BÁSICO II
5° SEMESTRE
Este estágio oportuniza:
- Identificar demandas de natureza psicológica de caráter preventivo ou terapêutico no grupo inserido;
- Planejar uma intervenção em psicologia com grupos considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
- Desenvolver ações do planejamento realizado;
- Atuar multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
- Avaliar e analisar a intervenção realizada no grupo.
ESTÁGIO BÁSICO III
6º SEMESTRE
Este estágio oportuniza:
- Analisar, descrever e interpretar processos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
- Planejar e realizar avaliação psicológica, por meio de instrumentos e técnicas próprias;
- Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações, a partir de princípios éticos e científicos da Psicologia;
- Elaborar documentos pertinentes conforme exigência das atividades profissionais.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA
O Estágio em Clínica tem como objetivo a inserção do aluno em espaço profissional promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da aplicação de procedimentos específicos, assim definidos:
- Desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades inerentes à prática profissional nos diferentes contextos de atuação, considerando aspectos gerenciais, de análise, avaliação intervenção e educação, pautadas pelo comprometimento científico e pelo ímpeto de promover a saúde e a qualidade de vida da sociedade;
- Proporcionar experiências teórico-práticas ao aluno a partir das demandas no contexto de intervenção, situadas no âmbito locoregional, visando ao desenvolvimento de competências técnicas e sociopolíticas;
- Introduzir o aluno no ambiente de trabalho profissional da clínica psicológica com o objetivo de desenvolver habilidades e competências referentes à prática do psicólogo clínico;
- Desenvolver no aluno o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais, sobretudo, no que diz respeito ao cuidado com o ser humano zelando pela sua saúde psíquica, física e social.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ÊNFASE
Nos Estágios Supervisionados em Ênfase I e II, que são ofertados no 9º e 10º semestres respectivamente, o aluno deverá optar, obrigatoriamente, por uma das ênfases oferecidas pelo Curso de Psicologia, a saber: Psicologia e Processos de Gestão; Psicologia Jurídica e Psicologia da Saúde ficando, assim, obrigado a cursar as disciplinas de estágio supervisionado correspondente a sua opção. A opção do aluno visa a atender o que determina o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia.
- Desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades inerentes à prática profissional nos diferentes contextos de atuação, considerando aspectos gerenciais, de análise, avaliação,intervenção e educação, pautadas pelo comprometimento científico;
- Proporcionar experiências teórico-práticas ao aluno a partir das demandas no contexto de intervenção;
- Inserir o futuro profissional nos diferentes contextos possibilitandolhe problematizar e intervir em situações que favoreçam a promoção da saúde da população.
COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS
A FISMA oferece aos seus alunos, um setor especializado na gestão dos estágios curriculares dos alunos: a Coordenação Geral de Estágios (CGE), que tem como objetivo promover a interação entre os alunos de graduação e do técnico profissional da FISMA com o mercado de trabalho, facilitando o acesso a oportunidades, para desenvolvimento de uma boa prática profissional. Além disso, busca estabelecer parcerias diretamente com empresas, instituições ou órgãos governamentais, para a prática do aprendizado teórico-prático da sala de aula por meio do estágio obrigatório ou não obrigatório, realizando todos os trâmites legais e necessários. Seu trabalho é baseado nas Diretrizes e Normas para a Atividade de Estágio na FISMA, nos Projetos Pedagógicos e Planos dos cursos e na Lei Federal de Estágio nº 11.788/2008.
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