ESTRUTURA DIFERENCIADA
Estude em ambientes modernos
FORMAÇÃO DIVERSIFICADA
Conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas
CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Diferenciados métodos e recursos nos procedimentos de análise, avaliação e prevenção

ESTÁGIOS

É no campo de práticas que o aluno consegue desenvolver, com maior efetividade, o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais, sobretudo, no que diz respeito ao cuidado com o ser humano, zelando pela sua saúde psíquica, física e social. Por ser interface entre a academia e o ambiente profissional, o estágio oferece a possibilidade de problematizar a realidade, sendo espaço privilegiado para o exercício profissional supervisionado. Por meio dele é possível fortalecer a construção do perfil profissional do psicólogo preparado tecnicamente, com visão de responsabilidade social, comprometido com a individualidade dos sujeitos.

ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

O estágio não obrigatório é uma oportunidade para o desenvolvimento complementar das competências e habilidades inerentes ao perfil do egresso, a partir de experiências vivenciadas no mundo profissional, como preparação para o enfrentamento dos desafios de sua futura profissão.

Segundo a Lei do Estágio, ele é entendido, como ato educativo supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho, com vistas a preparar o educando para o trabalho produtivo, desde que este esteja regularmente frequentando o ensino superior, a educação profissional de ensino médio, a educação especial e os anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Na FISMA, os alunos contam com orientações mensais de professores supervisores vinculados à faculdade.

ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

Os estágios do curso de graduação em Psicologia estão previstos no Projeto Psicopedagógico do Curso e seguem as diretrizes curriculares nacionais. Eles buscam desenvolver a aprendizagem profissional e sociocultural do aluno, desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades inerentes à prática profissional nos diferentes contextos de atuação, considerando aspectos gerenciais, de observação, análise, avaliação, intervenção e educação, pautadas pelo comprometimento científico e pelo ímpeto de promover a saúde e a qualidade de vida na sociedade. Além disso, buscam proporcionar experiências práticas aos alunos a partir das demandas no contexto de intervenção.

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS BÁSICOS

Os Estágios Supervisionados Básicos são três e constituem-se em um conjunto de atividades de formação, organizadas e supervisionadas por membros do corpo docente da instituição. Eles incluem o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum do Curso. O Estágio Básico I destina-se apenas a observações com possibilidade de participação dos processos psicológicos existentes no campo. Já os Estágios Básicos II e III são direcionados a realização de atividades específicas: o Básico II visa trabalhar com grupos terapêuticos e o Básico III com avaliação psicológica e elaboração de laudos.

ESTÁGIO BÁSICO I
4º SEMESTRE

Este estágio oportuniza:

  • Identificar, através da técnica de observação sistemática, as relações existentes entre o comportamento dos indivíduos e as circunstâncias ambientais;
  • Conhecer os fenômenos psicológicos que influenciam as relações humanas em diferentes instituições;
  • Observar os dispositivos e as possibilidades de intervenções em psicologia a partir da prática realizada em contextos diversos;
  • Refletir sobre a prática do psicólogo na promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades observando as necessidades sociais e os direitos humanos.

ESTÁGIO BÁSICO II
5° SEMESTRE

Este estágio oportuniza:

  • Identificar demandas de natureza psicológica de caráter preventivo ou terapêutico no grupo inserido;
  • Planejar uma intervenção em psicologia com grupos considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  • Desenvolver ações do planejamento realizado;
  • Atuar multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  • Avaliar e analisar a intervenção realizada no grupo.

ESTÁGIO BÁSICO III
6º SEMESTRE

Este estágio oportuniza:

  • Analisar, descrever e interpretar processos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • Planejar e realizar avaliação psicológica, por meio de instrumentos e técnicas próprias;
  • Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações, a partir de princípios éticos e científicos da Psicologia;
  • Elaborar documentos pertinentes conforme exigência das atividades profissionais.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA

O Estágio em Clínica tem como objetivo a inserção do aluno em espaço profissional promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da aplicação de procedimentos específicos, assim definidos:

  • Desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades inerentes à prática profissional nos diferentes contextos de atuação, considerando aspectos gerenciais, de análise, avaliação intervenção e educação, pautadas pelo comprometimento científico e pelo ímpeto de promover a saúde e a qualidade de vida da sociedade;
  • Proporcionar experiências teórico-práticas ao aluno a partir das demandas no contexto de intervenção, situadas no âmbito locoregional, visando ao desenvolvimento de competências técnicas e sociopolíticas;
  • Introduzir o aluno no ambiente de trabalho profissional da clínica psicológica com o objetivo de desenvolver habilidades e competências referentes à prática do psicólogo clínico;
  • Desenvolver no aluno o senso de responsabilidade e ética no exercício de suas atividades profissionais, sobretudo, no que diz respeito ao cuidado com o ser humano zelando pela sua saúde psíquica, física e social.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ÊNFASE

Nos Estágios Supervisionados em Ênfase I e II, que são ofertados no 9º e 10º semestres respectivamente, o aluno deverá optar, obrigatoriamente, por uma das ênfases oferecidas pelo Curso de Psicologia, a saber: Psicologia e Processos de Gestão; Psicologia Jurídica e Psicologia da Saúde ficando, assim, obrigado a cursar as disciplinas de estágio supervisionado correspondente a sua opção. A opção do aluno visa a atender o que determina o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia.

  • Desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades inerentes à prática profissional nos diferentes contextos de atuação, considerando aspectos gerenciais, de análise, avaliação,intervenção e educação, pautadas pelo comprometimento científico;
  • Proporcionar experiências teórico-práticas ao aluno a partir das demandas no contexto de intervenção;
  • Inserir o futuro profissional nos diferentes contextos possibilitandolhe problematizar e intervir em situações que favoreçam a promoção da saúde da população.

COORDENAÇÃO GERAL DE ESTÁGIOS

A FISMA oferece aos seus alunos, um setor especializado na gestão dos estágios curriculares dos alunos: a Coordenação Geral de Estágios (CGE), que tem como objetivo promover a interação entre os alunos de graduação e do técnico profissional da FISMA com o mercado de trabalho, facilitando o acesso a oportunidades, para desenvolvimento de uma boa prática profissional. Além disso, busca estabelecer parcerias diretamente com empresas, instituições ou órgãos governamentais, para a prática do aprendizado teórico-prático da sala de aula por meio do estágio obrigatório ou não obrigatório, realizando todos os trâmites legais e necessários. Seu trabalho é baseado nas Diretrizes e Normas para a Atividade de Estágio na FISMA, nos Projetos Pedagógicos e Planos dos cursos e na Lei Federal de Estágio nº 11.788/2008.

CONFIRA ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

  • Sou formada pela FISMA no curso de Psicologia desde janeiro de 2018. No terceiro semestre da graduação tive a oportunidade de realizar estágio extracurricular, na área organizacional, quando então, em um mês de estágio, assumi as funções do psicólogo que saiu da empresa. Desde então tive a certeza que após me formar queria atuar com gestão de pessoas. No estágio de conclusão de curso, consegui, através da FISMA, me inserir na Intelectus Consultoria, onde tive grande oportunidade de aprender e me desenvolver, sendo desafiada diariamente pelas Psicólogas e sócias Lidiane Bertê e Jolaine Benetti. Através da Intelectus estive inserida em diversas empresas renomadas da cidade de Santa Maria e região, executando os processos de Gestão de Pessoas oferecidos pela empresa. Após a conclusão do meu curso, permaneci na equipe atuando como Consultora e Psicóloga Organizacional. No final do ano de 2018, recebi então o convite para me tornar sócia da empresa. Sendo hoje Psicóloga, Consultora e Sócia da Intelectus Consultoria.

    Carina Cezar da Silva
    Carina Cezar da Silva CRP: 28/210
  • Depois que concluí a graduação em Psicologia, trabalhei no CAPSI, na cidade de Panambi, no cargo de orientadora em saúde mental. Recentemente concluí uma Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Dom Alberto Faculdade. No momento, estou fazendo um curso de Formação Pedagógica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFSUL e atuando como Educadora Especial concursada no município de Santo ângelo, pois também possuo graduação em Educação Especial.

    Martha Luiza Streck CRP: 07/31250
  • Minha trajetória pós formado iniciou em janeiro de 2017, durante a graduação o meu foco sempre foi a psicologia organizacional, isso é muito particular e pessoal. De fato, a área da psicologia mais enfatizada, na maioria dos casos, é a clínica e a pesquisa. Um psicólogo com qualificação no meio organizacional "se dá muito bem", pois há poucos profissionais na área e com o perfil desejado pelas corporações. Atualmente estou na empresa Sulclean, responsável pelo setor de Gestão de Pessoas, que engloba todos os processos de recrutamentos e seleção, avaliação psicológica, avaliação psicossocial e treinamentos específicos O estágio ocorrido durante período da graduação foi decisivo, pois foi uma porta que me abriu possibilidades para hoje eu estar empregado.

    Rafael Costa de Oliveira
    Rafael Costa de Oliveira CRP: 07/28132
  • Minha graduação em Psicologia teve início em agosto de 2012. A decisão de cursar Psicologia vem desde a infância, porém, por vários motivos esse sonho vinha sendo adiado. No entanto, ao prestar vestibular na FISMA, no ano de 2012, o objetivo era começar um novo ciclo, uma nova história, sobretudo, buscar na Psicologia o caminha para uma vida melhor. Foram cinco (5) anos de uma difícil caminhada, mas graças ao apoio da família e também da instituição, finalmente este sonho se realizou. Conclui minha graduação em 2017, e atualmente exerço minha profissão como Psicóloga prestando serviços na (ONG) "Nossa Vida Sua Vida" onde iniciei como voluntária no último ano de faculdade, fundada e coordenada pela psicopedagoga Vera Pinto, localizada na Vila Schirmer, no município de Santa Maria - RS. Atualmente, atuo em atendimentos clínicos na Clínica Experimenta, Consultório de Psicologia. Neste relato deixo registrado minha eterna gratidão a essa instituição nota 5, que me orientou nesta caminhada, a todos os professores que contribuíram na busca de conhecimento, também aos meus familiares e aos amigos que fiz nessa jornada.

    Maria Cristina Nune Borda
    Maria Cristina Nune Borda CRP- 07/28385
  • A minha formação acadêmica iniciou em 2012, no curso de Psicologia, realizado na Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA). Minha trajetória foi muito significativa, pois possibilitou, através de aspectos teóricos em sala de aula e práticos nos estágios curriculares, as contribuições necessárias para a ampliação de conhecimentos. Assim, foi possível através de experiências em escola, nos estágios obrigatórios, vislumbrar vários aspectos que envolviam as dificuldades com a aprendizagem dos alunos e a inclusão escolar. Dessa forma, percebeu-se o papel do psicólogo nesse meio, onde as lentes são outras e os olhares nem sempre procuram se cruzar. Por conseguinte, em meu TCC pude abordar um tema que pontuava o envolvimento interventivo da família nas intervenções direcionadas ao filho com TEA. Atualmente, atuo como Psicóloga clínica e como voluntária do projeto de extensão da FISMA "Compreender para Atuar: as Deficiências no contexto Psicoeducacional". Sendo assim, as experiências vivenciadas na graduação com professores que instigaram minha compreensão e reflexão sobre determinados temas na teoria e prática, foram fundamentais para delinear minhas escolhas e atuação profissional.

    Luana Teixeira de Quadros
    Luana Teixeira de Quadros CRP: 07/28770
  • Em 2012 eu iniciava minha caminhada com a FISMA, em meio a tantos anseios eu me deparava com algo novo que sempre foi um incentivo para mim, a psicologia. A FISMA sempre foi um ambiente muito incentivador no que tange às questões de desenvolvimento profissional de seus discentes, e acredito ter aproveitado bastante esse ambiente. Após a formatura, como em toda e qualquer mudança, o medo se fez presente, mas em contrapartida sabia que já estava preparado para encarar de forma positiva os desafios no mercado de trabalho. O ramo de atuação do psicólogo é bastante amplo, basta o profissional saber os caminhos que pode percorrer e acima de tudo conhecer suas reais habilidade e colocá-las em prática. A dica que fica é aproveitar cada minuto e buscar aprender todos os dias. A carreira profissional já se inicia no período da graduação, considerando que é nesse momento que começamos a traçar nossa carreira e os rumos que buscamos para o futuro. Que o ambiente acadêmico seja um local de desenvolvimento e aprendizagem para o mercado competitivo que nos espera. Estejam certos de que aqui, na FISMA conseguimos perpassar por boa parte das áreas em que a psicologia propicia. Venham fazer parte da família FISMA!

    Jairo Manzoni Rodrigues
    Jairo Manzoni Rodrigues CRP: 07/28082
  • A realização de todos meus estágios foi gratificante e de muitos aprendizados, no entanto sinto-me ainda mais realizada no estágio em ênfase que atuo neste período no Núcleo de Acessibilidade da FISMA, pois ali me encontrei em todos os aspectos, além de ter afinidade com tudo o que desenvolvemos, graças ao que a FISMA nos proporciona temos acesso a outras áreas para além da psicologia clínica, mas em saúde e psicologia escolar também. Sou feliz, pois na FISMA tenho a certeza que estou desenvolvendo o melhor para meu futuro profissional!

    Laura Xavier Irigaray
    Laura Xavier Irigaray