O Curso de Psicologia
O curso tem uma preocupação em oferecer disciplinas que contemplem uma formação diversificada, preocupando-se em proporcionar ao acadêmico conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas como a Cognitivo-Comportamental, a Psicanálise, a Psicologia Humanista e Sistêmica, na busca constante de diálogo entre elas. Esta realidade propicia aos discentes uma base epistemológica ampla para as práticas nos estágios tanto básicos como os específicos. Os estágios iniciam no quarto semestre e estendem-se até o final do curso, contemplando Estágio Básico Supervisionado I, II e III, Estágio em Clínica I e II e Estágio em Ênfase I e II.
Na prática dos estágios, conciliam-se as esferas epistemológicas, científicas e éticas, havendo o cuidado em desenvolver uma práxis que dê conta das demandas atuais da sociedade. Dessa maneira, possibilita-se um sólido conhecimento teórico e as formas de sua aplicação prática, associadas à crítica e à busca de resultados efetivos para as necessidades de diferentes naturezas. A partir deste contexto, o Curso de Psicologia da FISMA busca desenvolver junto ao seu corpo discente uma reflexão crítica da realidade, bem como, fomentar inovação à Psicologia enquanto ciência e profissão, formando cidadãos éticos e comprometidos com a transformação social e preparados para o mundo do trabalho.
Sendo assim, salienta-se que a contínua revisão curricular se faz necessária, assim como a busca constante em qualificar o corpo docente para o uso de novas tecnologias, aproximando a realidade social e profissional da sala de aula e, portanto, oferecendo aos acadêmicos uma constante relação entre a teoria e a prática.
A proposta pedagógica do curso pretende que como profissional, o egresso do Curso de Psicologia da FISMA seja capaz de atuar em diferentes contextos, com base no domínio dos fenômenos e processos psicológicos, nos preceitos epistemológicos, éticos, técnicos, científicos e com responsabilidade social. Além disso, procura-se formar profissionais habilitados a trabalhar em equipe e em espaços multiprofissionais, com práticas alinhadas às necessidades sociais e aos direitos humanos, buscando uma formação continuada, de modo a atender às demandas de um mundo em constante transformação.
Desta forma, a Graduação em Psicologia proporciona formação profissional generalista, de acordo com as diretrizes curriculares, sem contudo deixar de oferecer ao futuro psicólogo a escolha de uma área de ênfase, dado a necessidade de uma formação voltada ao mundo do trabalho que possibilite maior ampliação do campo profissional. Assim, o curso possui as seguintes ênfases: Ênfase em Psicologia da Saúde, Ênfase em Psicologia Jurídica e Ênfase em Psicologia e Processos de Gestão.
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR – IMPLEMENTAÇÃO 2017/1-Grade 6
18 semanas
Semestre | Disciplina |
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1º Semestre: 360ha | Anatomia e Fisiologia – 72hs Filosofia e Ética 2- 36hs História da Psicologia – 36hs Introdução à Psicologia – 36hs Leitura e Produção de Textos – 36hs Processos Psicológicos Básicos- 36hs Psicologia da Personalidade I- 36hs Sociologia Geral – 36hs |
2º Semestre: 360ha | Desenvolvimento e Ciclo Vital I – 36hs Epistemologia da Psicologia – 72hs Estatística – 36hs Ética do Psicólogo – 36hs Introdução à Teoria Cognitivo- Comportamental – 36hs Metodologia Científica – 36hs Neuroanatomia Funcional – 36hs Psicofarmacolo-gia – 36hs Psicologia da Personalidade II – 36hs |
3º Semestre:360ha | AvaliaçãoPsicológica I (3-1)72Bioética – 36hs Desenvolvimen-to e Ciclo Vital II – 36hs Introdução à Psicanálise – 36hs Pesquisa em Psicologia – 72hs Psicologia Social I – 72hs Teorias e Sist.:Cognitivo-Comport. – 36hs |
4º Semestre: 432ha | Avaliação Psicológica II – 72hs Introdução à Psicologia da Saúde – 36hs Introdução à Teoria Humanista – 36hs Psicopatologia I – 72hs Estágio Supervisionado Básico I – 108hs Teoria e Clínica Cognitiva – 72hs Teorias e Sistemas: Psicanálise – 36hs |
5º Semestre: 432ha | Avaliação Psicológica III – 72hs Introdução à Psicologia Jurídica – 36hs Psicopatologia II – 72hs Estágio Supervisionado Básico II – 108hs Teoria e Clínica Psicanalítica – 72hs Teorias e Processos Grupais I – 36hs Teorias e Sist.: Psicologia Humanista – 36hs |
6º Semestre: 396ha | Introdução aos Processos de Gestão – 36hs Patologias Psiquiátricas – 72hs Psicologia Organizacional e do Trabalho – 36hs Psicopatologia e Psicoterapia da Infância – 72hs Estágio Supervisionado Básico III – 108hs Teoria e Clínica Humanista – 72hs |
7º Semestre: 648ha | Estágio Supervisionado em Clínica I – 288hs Neuropsicologia (4-0)72Psicologia da Saúde – 72hs Psicologia dos Processos Institucionais – 72hs Psicologia Escolar – 72hs Psicologia Social II – 36hs Teoria e Processos Grupais II – 36hs |
8º Semestre: 576ha | Educ.Inclusiva: Uma Revisão dos Proc. Educativos – 72hs Estágio Supervisionado em Clínica II – 288hs Psicologia Comunitária – 72hs Psicologia e Processos de Gestão – 72hs Psicologia Jurídica – 72hs |
9º Semestre: 432ha | Estágio na Ênfase I ** – 288hs Estudos da Família – 72hs Trabalho de Conclusão de Curso I – 72hs |
10º Semestre: 360ha | Estágio na Ênfase II ** – 28hs Trabalho de Conclusão de Curso II – 72hs |
Carga Horária em Disc. Obrigatórias = 4356
Carga Horária em Atividades Complementares = 480
** Estágio na Ênfase: o aluno deverá cursar, obrigatoriamente, uma das três ênfases abaixo, realizando estágio de 288 horas-aula, no 9º, e de 288 horas-aula no 10º semestre do Curso.
– Psicologia Jurídica – I e II
– Processos de Gestão – I e II
– Psicologia da Saúde – I e II
TCC – Alunos – Curso Psicologia
CARTOGRAFIA-DE-UM-CORPO-SEM-ÓRGÃOS-NARRATIVAS-DA-EXPERIÊNCIA-EM
BEM-ESTAR NO TRABALHO UM ESTUDO COM COLABORADORES DE UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS PESADOS 2016
ASPECTOS ENVOLVIDOS NA RELAÇÃO ALUNO PROFESSOR AFETO, VIOLÊNCIA, FAMÍLIA E PARES 2017
ASPECTOS DE FALSAS MEMÓRIAS EM RELATOS DE MENORES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL 2017
AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E OS SEUS DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE 2017
APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE MARCIAL E GESTALT TERAPIA VIABILIDADE COMO COMPLEMENTO TERAPÊUTICO 2018
ANA CLAUDIA GONÇALVES DE MEDEIROS
AMBIENTE ESCOLAR E A SUA RELAÇÃO COM OS SINTOMAS DE ANSIEDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA 2017
ADOECIMENTO PSÍQUICO DO POLICIAL MILITAR 2017
ABUSO SEXUAL DE MENINOS UMA REVISÃO SOBRE O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO 2016
A RESOLUÇÃO CFP 0011999 NO RS AÇÕES E POSICIONAMENTOS DO CRPRS 2017
A RELAÇÃO TRABALHO-FAMÍILIA O DESAFIO DA CONCILIABILIDADE 2016
A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS FINANCEIROS NA VIDA A DOIS 2017
A INCLUSÂO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA 2017
A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO INFANTIL 2017
A HOMOSSEXUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO 2017
A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL EM CASAIS O AMOR QUE APRISIONA 2017
UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DOS PROCESSOS PSÍQUICOS EM RELAÇÃO À INFIDELIDADE 2017
UM RELATO PRÁTICAS DE ESTÁGIO EM SAÚDE DO TRABALHADOR 2017
SUICÍDIO NO CONTEXTO MILITAR 2016
SEPARAÇÃO CONJUGAL E AS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS FILHOS 2017
RELAÇÕES PARENTAIS E SUAS IMPLICAÇÕES EM COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES DA CRIANÇA 2016
PSICOLOGIA ANOMALÍSTICA UMA REVISÃO NARRATIVA BRASILEIRA 2017
PROSTITUIÇÃO ASPECTOS AFETIVOS E ECONÔMICOS ENVOLVIDOS NA PRÁTICA DO SEXO PAGO 2017
PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR E O PAPEL DO PSICÓLOGO 2018
PAIS COMO SINTOMA DOS FILHOS DIFICULDADES NA IMPOSIÇÃO DE LIMITES DIANTE DO DIVÓRCIO 2017
OCORRÊNCIA DE SINTOMAS DE TRANSTORNO DEPRESSIVO EM ESTUDAN-TES PRÉ-ADOLESCENTES 2016
O PRAZER NO TRABALHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS A MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA NO TRABALHO 2017
O BRINCAR E A TRANSFERÊNCIA NO PROCESSO TERAPÊUTICO 2017
NOTAS CARTOGRÁFICAS SOBRE UMA EXPERIMENTAÇÃO CLÍNICA EM UMA CLÍNICA ESCOLA 2017
NOTAS SOBRE A ECOLALIA AUTISTA DO SINTOMA A UMA ORGANIZAÇÃO SIMBÓLICA