Curso de Psicologia recebe psicólogos para discutir carreira e perspectivas contemporâneas

O curso de Psicologia da FISMA promove neste semestre a disciplina “Psicologia(S): Carreira e Perspectivas Contemporâneas”, ministrada pela prof.ª Tatiane Rodrigues. Entre outros objetivos, a disciplina visa compreender as especialidades de atuação do(a) Psicólogo(a) de forma interdisciplinar e transdisciplinar, em diferentes contextos, como ainda desenvolver a visão empreendedora no cenário contemporâneo, e conhecer as possibilidades de formação continuada no âmbito acadêmico.

Na aula do dia 24 de agosto, a psicóloga Sâmia compartilhou com os alunos da disciplina “Psicologia(S): Carreira e Perspectivas Contemporâneas”, do curso de Psicologia da FISMA, os desafios, oportunidades e conquistas ao longo de sua trajetória profissional na Psicologia Organizacional.

Seu primeiro desafio foi na Dendrus Gestão de Excelência, empresa voltada à consultoria organizacional, conta que foi um grande desafio e que precisou estudar muito para se apropriar da área de Gestão de Pessoas, suas ferramentas e programas afim de contribuir com organizações e agregar no desenvolvimento das pessoas. Sâmia revela que teve uma breve passagem pela Unimed Noroeste, quando oportunamente atuou como Psicóloga Organizacional, momento em que aprendeu muito sobre Avaliação Psicológica e as contribuições destes instrumentos para a tomada de decisão frente à seleção de pessoas. Na sequência, contou com muito orgulho ter feito parte do time do Shopping Praça Nova, em que foi responsável por criar o setor de Gestão de Pessoas, com seus programas e ferramentas, desde antes da inauguração do empreendimento. E com o passar do tempo quis alçar um novo desafio, no Grupo Dimed como Consultora Interna de RH, uma atuação mais generalista em todos os subsistemas da área. Nesta oportunidade era a guardiã das políticas de Gestão de Pessoas no RS, conduzindo processos de seleção, treinamento, desenvolvimento e valorização das pessoas. Atualmente atua como Analista de Gestão de Pessoas na Sicredi Região Centro RS/MG, à frente da Educação Corporativa, revela que é um grande projeto e que tem se dedicado na construção da estratégia da educação para dar conta dos desafios do negócio e a robustez que estes demandam no desenvolvimento dos colaboradores. Sâmia finalizou seu relato contando o quanto é essencial a coragem para se lançar em grandes oportunidades, buscar constantemente seu desenvolvimento pessoal e profissional para diferenciar-se no mercado de trabalho e importância de lidar com a vulnerabilidade diante das intempéries da vida.

 

Sâmia Cristiane Ciliato

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2016); Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Franciscana (2018), Formação em Analista Comportamental PDA pela Grou GP (2019) e Certificação Internacional em 6Ds pela Affero Lab (2020). Experiência profissional em grandes empresas, como Shopping Praça Nova, Grupo Dimed e atualmente trabalha como Analista de Gestão de Pessoas no Sicredi, à frente da Educação Corporativa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário