Curso de Psicologia promove atividades sobre combate ao bullying e violência na escola,

Na data de 7 de abril, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Bullying e Violência na Escola, o que foi instituído pela Lei 13.277/2016.

Com o objetivo de gerar reflexões sobre o Bullying e o Cyberbullying, os/as acadêmicos/as do 7º semestre (manhã) do curso de Psicologia da FISMA produziram, na disciplina de Psicologia Escolar, ministrada pela Professora Silvana Borges, materiais informativos que mobilizam a discussão do tema. Ainda, entre os objetivos da atividade desenvolvida, de acordo com a professora Silvana, é a busca da conscientização da sociedade, especialmente com relação ao cyberbullying (ou bullying virtual), que aumentou significativamente durante o período da pandemia.

Na disciplina de Psicologia Escolar, também será realizado um seminário em aula (no dia 08 de abril), em que os /as estudantes vão discutir, de forma fundamentada, sobre o tema, especialmente sobre como a Psicologia Escolar pode contribuir na prevenção, combate e enfrentamento ao Bullying e Cyberbullying.

Sobre a data de 07 de abril

No dia 07 de abril de 2011, ocorreu o massacre de Realengo, em escola desse bairro, no Rio de Janeiro, sendo que 12 crianças foram assassinadas a tiros. Há indicações de que o autor do massacre, Wellington Menezes de Oliveira, enfrentou na infância situações de bullying. Então, de acordo com a professora Silvana, “já sabemos o que esse tipo de violência pode causar e não queremos que isso se repita!“.

Ainda, a professora Silvana compartilha a seguinte mensagem acerca desta temática: “Que essa data nos sirva de reflexão e que possamos sempre prevenir e combater as práticas de violência e intimidação sistemática, tais como o bullying e o cyberbullying. Fale sobre isso com seu filho(a), converse com seus alunos(as)! Dialogar, esclarecer e promover a empatia são os caminhos mais indicados! Mas se precisar, busque o auxílio de um profissional. E é bom lembrar: tanto a vítima quanto o agressor precisam de ajuda“.

Colaborou para esta notícia: Prof.ª Ma. Silvana Borges.

Confira, a seguir, os materiais produzidos pelos alunos da disciplina de Psicologia Escolar:

Trabalho desenvolvido por: Alexandra Coelho e Maria Antônia Figueiredo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique no nome a seguir e confira o trabalho dos demais alunos(as):

Carolina Machado e Juliana Marques

Caroline Rubim e Luana Rodrigues

Júlia Narvaz e Patrícia Elias

Laura Irigaray

 

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário