ESTRUTURA DIFERENCIADA
Estude em ambientes modernos
FORMAÇÃO DIVERSIFICADA
Conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas
CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Diferenciados métodos e recursos nos procedimentos de análise, avaliação e prevenção

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

A Psicologia é um campo com diversas opções de atuação:

  • Avaliação Psicológica
  • Docência em Psicologia
  • Neurociências e Neuropsicologia
  • Psicobiologia, Psicologia Evolucionista, Psicologia Animal
  • Psicologia Ambiental
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Comunitária
  • Psicologia Institucional
  • Psicologia da Aprendizagem
  • Psicologia da Saúde
  • Psicologia do Desenvolvimento e Psicomotricidade
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia do Desporto
  • Psicologia do Trabalho e Organizacional
  • Psicologia do Trânsito
  • Psicologia Educacional e Escolar, Psicopedagogia
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Social
  • Saúde Mental e Psicopatologia

Além disso, a Psicologia é uma profissão em constante aprimoramento e aperfeiçoamento, se adequando às demandas contemporâneas, com foco na saúde biopsicossocial dos sujeitos e suas relações interpessoais nos contextos familiares, colaborativos e sociais.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Nessa área o(a) Psicólogo(a), atua nos diversos campos de aplicação da Avaliação Psicológica, deve ser capaz de identificar, definir e formular questões relevantes ao processo de Avaliação Psicológica, vinculando-as às solicitações apresentadas e demandas identificadas. Compreende os estudos a respeito de técnicas e procedimentos, teoria da medida e psicometria, análise integrativa de planejamento, realização e redação de documentos resultantes da Avaliação Psicológica, a partir da investigação de fenômenos psicológicos de ordem cognitiva, comportamental, social e afetiva em diferentes contextos (CFP, 2007).

PSICOLOGIA CLÍNICA

O(a) Psicólogo(a) nessa área, atua com base em intervenções que visam reduzir o sofrimento do indivíduo, considerando a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual , grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto e perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Realiza atendimentos terapêuticos, em diversas modalidades, tais como psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, arteterapia, orientação de pais e outros (CFP. 2007).

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

O(a) Psicólogo(a), nessa área, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Sua atuação envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral, a lutas sociais e a ações relacionadas à comunidade e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas. Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que resultem em melhorias para a comunidade (CFP, 2007).

PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL

O(a) Psicólogo(a) nesse campo, atua em atividades relacionadas a análise e desenvolvimento organizacional, ação humana nas organizações, desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador. Utiliza métodos e técnicas da psicologia aplicada ao trabalho, como entrevistas, testes, provas, dinâmicas de grupo, etc. para subsidiar as decisões na área de recursos humanos como: promoção, movimentação de pessoal, incentivo, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional e promover, em conseqüência, a auto-realização no trabalho. Desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde no trabalho, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde (CFP, 2007).

PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR

Nesse âmbito, o(a) Psicólogo(a), atua no ramo da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem. Em sua atuação, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. Realiza seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação (CFP, 2007).

PSICOLOGIA JURÍDICA

O(a) Psicólogo(a) nesse contexto, atua no âmbito da Justiça, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que carecem de tal intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial. Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou de psicometria (CFP, 2007).