ACADÊMICA DE PSICOLOGIA PRODUZ VÍDEO COM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, EM PARCERIA COM O NAFI

O Núcleo de Acessibilidade da FISMA (NAFI), encerrou o semestre com um material de grande utilidade. Trata-se de um vídeo que pode ajudar pessoas que tenham dificuldades de comunicação, decorrentes de alguma circunstância específica. No material, é possível conhecer diferentes estratégias de comunicação para auxiliar nestes momentos de dificuldade.

A produção é da Ana Laura Ruchiga, acadêmica de psicologia da FISMA e acadêmica de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ana Laura, tem 22 anos e foi diagnosticada – ainda na adolescência – com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades. Ela ingressou na FISMA no segundo semestre de 2021, vinda de transferência de outra Instituição.

Além das estratégias alterativas de comunicação, é possível conferir, um relato bastante especial da Ana, sobre o acolhimento que recebeu junto ao NAFI.

A professora Silvana Borges, que atuou como coordenadora interina do NAFI ao longo do semestre, avalia a experiência como positiva. “No dia 01 de dezembro, estive presente na aula da disciplina de História da Psicologia – que ocorreu presencialmente em 2021/2, e tivemos um momento bem especial com a turma do 1º semestre. Apresentamos o vídeo para a turma e dialogamos sobre o NAFI e sobre o processo de inclusão, de modo geral.
Acredito que essa ação esteja dentro do que o NAFI se propõe, ou seja: promover acessibilidade e inclusão, sempre visando a autonomia dos sujeitos e a qualidade dos processos educativos”, conclui Silvana.

Confira o vídeo completo em https://youtu.be/APZkstGqwEE

Postagens Recentes

Deixe um Comentário