O Curso de Psicologia

O curso tem uma preocupação em oferecer disciplinas que contemplem uma formação diversificada, preocupando-se em proporcionar ao acadêmico conhecimentos a partir de várias perspectivas teóricas como a Cognitivo-Comportamental, a Psicanálise, a Psicologia Humanista e Sistêmica, na busca constante de diálogo entre elas. Esta realidade propicia aos discentes uma base epistemológica ampla para as práticas nos estágios tanto básicos como os específicos. Os estágios iniciam no quarto semestre e estendem-se até o final do curso, contemplando Estágio Básico Supervisionado I, II e III, Estágio em Clínica I e II e Estágio em Ênfase I e II.

Na prática dos estágios, conciliam-se as esferas epistemológicas, científicas e éticas, havendo o cuidado em desenvolver uma práxis que dê conta das demandas atuais da sociedade. Dessa maneira, possibilita-se um sólido conhecimento teórico e as formas de sua aplicação prática, associadas à crítica e à busca de resultados efetivos para as necessidades de diferentes naturezas. A partir deste contexto, o Curso de Psicologia da FISMA busca desenvolver junto ao seu corpo discente uma reflexão crítica da realidade, bem como, fomentar inovação à Psicologia enquanto ciência e profissão, formando cidadãos éticos e comprometidos com a transformação social e preparados para o mundo do trabalho.

Sendo assim, salienta-se que a contínua revisão curricular se faz necessária, assim como a busca constante em qualificar o corpo docente para o uso de novas tecnologias, aproximando a realidade social e profissional da sala de aula e, portanto, oferecendo aos acadêmicos uma constante relação entre a teoria e a prática.

A proposta pedagógica do curso pretende que como profissional, o egresso do Curso de Psicologia da FISMA seja capaz de atuar em diferentes contextos, com base no domínio dos fenômenos e processos psicológicos, nos preceitos epistemológicos, éticos, técnicos, científicos e com responsabilidade social. Além disso, procura-se formar profissionais habilitados a trabalhar em equipe e em espaços multiprofissionais, com práticas alinhadas às necessidades sociais e aos direitos humanos, buscando uma formação continuada, de modo a atender às demandas de um mundo em constante transformação.

Desta forma, a Graduação em Psicologia proporciona formação profissional generalista, de acordo com as diretrizes curriculares, sem contudo deixar de oferecer ao futuro psicólogo a escolha de uma área de ênfase, dado a necessidade de uma formação voltada ao mundo do trabalho que possibilite maior ampliação do campo profissional. Assim, o curso possui as seguintes ênfases: Ênfase em Psicologia da Saúde, Ênfase em Psicologia Jurídica e Ênfase em Psicologia e Processos de Gestão.

Grade Curricular

MATRIZ CURRICULAR – IMPLEMENTAÇÃO 2017/1-Grade 6
18 semanas

Semestre Disciplina
1º Semestre: 360ha Anatomia e Fisiologia – 72hs
Filosofia e Ética 2- 36hs
História da Psicologia – 36hs
Introdução à Psicologia – 36hs
Leitura e Produção de Textos – 36hs
Processos Psicológicos Básicos- 36hs
Psicologia da Personalidade I- 36hs
Sociologia Geral – 36hs
2º Semestre: 360ha Desenvolvimento e Ciclo Vital I – 36hs
Epistemologia da Psicologia – 72hs
Estatística – 36hs
Ética do Psicólogo – 36hs
Introdução à Teoria Cognitivo- Comportamental – 36hs
Metodologia Científica – 36hs
Neuroanatomia Funcional – 36hs
Psicofarmacolo-gia  – 36hs
Psicologia da Personalidade II – 36hs
3º Semestre:360ha AvaliaçãoPsicológica I (3-1)72Bioética – 36hs
Desenvolvimen-to e Ciclo Vital II – 36hs
Introdução à Psicanálise – 36hs
Pesquisa em Psicologia – 72hs
Psicologia Social I – 72hs
Teorias e Sist.:Cognitivo-Comport. – 36hs
4º Semestre: 432ha Avaliação Psicológica II – 72hs
Introdução à Psicologia da Saúde – 36hs
Introdução à Teoria Humanista – 36hs
Psicopatologia I – 72hs
Estágio Supervisionado Básico I – 108hs
Teoria e Clínica Cognitiva – 72hs
Teorias e Sistemas: Psicanálise – 36hs
5º Semestre: 432ha Avaliação Psicológica III – 72hs
Introdução à Psicologia Jurídica – 36hs
Psicopatologia II – 72hs
Estágio Supervisionado Básico II – 108hs
Teoria e Clínica Psicanalítica – 72hs
Teorias e Processos Grupais I – 36hs
Teorias e Sist.: Psicologia Humanista – 36hs
6º Semestre: 396ha Introdução aos Processos de Gestão – 36hs
Patologias Psiquiátricas – 72hs
Psicologia Organizacional e do Trabalho  – 36hs
Psicopatologia e Psicoterapia da Infância – 72hs
Estágio Supervisionado Básico III – 108hs
Teoria e Clínica Humanista – 72hs
7º Semestre: 648ha Estágio Supervisionado em Clínica I – 288hs
Neuropsicologia (4-0)72Psicologia da Saúde – 72hs
Psicologia dos Processos Institucionais – 72hs
Psicologia Escolar – 72hs
Psicologia Social II – 36hs
Teoria e Processos Grupais II – 36hs
8º Semestre: 576ha Educ.Inclusiva: Uma Revisão dos Proc. Educativos – 72hs
Estágio Supervisionado em Clínica II – 288hs
Psicologia Comunitária – 72hs
Psicologia e Processos de Gestão – 72hs
Psicologia Jurídica – 72hs
9º Semestre: 432ha Estágio na Ênfase I **  – 288hs
Estudos da Família – 72hs
Trabalho de Conclusão de Curso I – 72hs
10º Semestre: 360ha Estágio na Ênfase II ** – 28hs
Trabalho de Conclusão de Curso II – 72hs

Carga Horária em Disc. Obrigatórias = 4356
Carga Horária em Atividades Complementares = 480

** Estágio na Ênfase: o aluno deverá cursar, obrigatoriamente, uma das três ênfases abaixo, realizando estágio de 288 horas-aula, no 9º, e de 288 horas-aula no 10º semestre do Curso.

– Psicologia Jurídica – I e II
– Processos de Gestão – I e II
– Psicologia da Saúde – I e II

TCC – Alunos – Curso Psicologia

CARTOGRAFIA-DE-UM-CORPO-SEM-ÓRGÃOS-NARRATIVAS-DA-EXPERIÊNCIA-EM

BEM-ESTAR NO TRABALHO UM ESTUDO COM COLABORADORES DE UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS PESADOS 2016

ASPECTOS ENVOLVIDOS NA RELAÇÃO ALUNO PROFESSOR AFETO, VIOLÊNCIA, FAMÍLIA E PARES 2017

ASPECTOS DE FALSAS MEMÓRIAS EM RELATOS DE MENORES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL 2017

AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E OS SEUS DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE 2017

APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE MARCIAL E GESTALT TERAPIA VIABILIDADE COMO COMPLEMENTO TERAPÊUTICO 2018

ANA CLAUDIA GONÇALVES DE MEDEIROS

AMBIENTE ESCOLAR E A SUA RELAÇÃO COM OS SINTOMAS DE ANSIEDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA 2017

ADOLESCENCIA E USO DE DROGAS UMA CARTOGRAFIA DOS MATERIAIS INFORMATIVOS SOBRE O USO DE MACONHA DISPONÍVEIS NA INTERNET 2016

ADOECIMENTO PSÍQUICO DO POLICIAL MILITAR 2017

ABUSO SEXUAL DE MENINOS UMA REVISÃO SOBRE O IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO 2016

A RESOLUÇÃO CFP 0011999 NO RS AÇÕES E POSICIONAMENTOS DO CRPRS 2017

A RELAÇÃO TRABALHO-FAMÍILIA O DESAFIO DA CONCILIABILIDADE 2016

A LEI DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A PRÁTICAUM RELATO DE CASO EM UMA ESCOLA REGULAR DE SANTA MARIARS 2017

A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS FINANCEIROS NA VIDA A DOIS 2017

A INCLUSÂO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA 2017

A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO INFANTIL 2017

A HOMOSSEXUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO 2017

A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL EM CASAIS O AMOR QUE APRISIONA 2017

A CRIANÇA, O LÚDICO E A GESTALT-TERAPIA CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DA PSICOLOGIA SOBRE O BRINCAR EM PSICOTERAPIA 2018

UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DOS PROCESSOS PSÍQUICOS EM RELAÇÃO À INFIDELIDADE 2017

UMA CARTOGRAFIA DAS REDES DE PRODUÇÃO DE SAÚDE NAS PRÁTICAS DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT) EM UM CAPS AD 2016

UM RELATO PRÁTICAS DE ESTÁGIO EM SAÚDE DO TRABALHADOR 2017

SUICÍDIO NO CONTEXTO MILITAR 2016

SEPARAÇÃO CONJUGAL E AS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DOS FILHOS 2017

SATISFAÇÃO DE VIDA E SAÚDE MENTAL RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA INTERVENÇÃO GRUPAL COM ADOLESCENTES EM UM CAPSi 2017

RELAÇÕES PARENTAIS E SUAS IMPLICAÇÕES EM COMPORTAMENTOS EXTERNALIZANTES DA CRIANÇA 2016

REINSERÇÃO SOCIAL DE APENADOS PARALELO ENTRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS APACS E NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO 2017

PSICOLOGIA ANOMALÍSTICA UMA REVISÃO NARRATIVA BRASILEIRA 2017

PROSTITUIÇÃO ASPECTOS AFETIVOS E ECONÔMICOS ENVOLVIDOS NA PRÁTICA DO SEXO PAGO 2017

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR E O PAPEL DO PSICÓLOGO 2018

PAIS COMO SINTOMA DOS FILHOS

PAIS COMO SINTOMA DOS FILHOS DIFICULDADES NA IMPOSIÇÃO DE LIMITES DIANTE DO DIVÓRCIO 2017

OCORRÊNCIA DE SINTOMAS DE TRANSTORNO DEPRESSIVO EM ESTUDAN-TES PRÉ-ADOLESCENTES 2016

O PRAZER NO TRABALHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS A MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA NO TRABALHO 2017

O BRINCAR E A TRANSFERÊNCIA NO PROCESSO TERAPÊUTICO 2017

NOTAS CARTOGRÁFICAS SOBRE UMA EXPERIMENTAÇÃO CLÍNICA EM UMA CLÍNICA ESCOLA 2017

NOTAS SOBRE A ECOLALIA AUTISTA DO SINTOMA A UMA ORGANIZAÇÃO SIMBÓLICA